quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Debate “Jovens e Cidadania”


Ontem participei no debate “jovens e cidadania” promovido pela AE da Escola Secundária de Gouveia, em representação do CDS-PP, onde também estiveram representados: PS, PSD, PCP e BE. Foi a minha primeira experiência deste tipo e confesso que me enriqueceu muito enquanto pessoa e enquanto cidadão.
Retirei algumas conclusões, ou melhor, já as tinha presentes na minha mente, tendo estas ficado ainda mais claras. Em meu entender, os partidos mais à esquerda são muito bons a identificar e denunciar problemas. Já não são tão bons, quanto a mim, a apresentar soluções para os mesmos. Ou seja, a meu ver, o PCP e o Bloco recusam-se terminantemente a olhar para a realidade e a encará-la de frente. Por exemplo, defendem que é essencial um combate à pobreza e ao desemprego. Eu não podia estar mais de acordo. O facto é que só existe uma maneira de combater a pobreza, que é criando riqueza. E depois distribui-la, naturalmente. Mas como é que se pode criar riqueza? Todos os partidos à esquerda (incluindo do PS) defendem que é com investimento público. No caso do PCP e do BE, quase exclusivamente. Agora eu pergunto: qual é a realidade que está à vista de todos? O que eu vejo é muitas das empresas públicas darem prejuízo, terem constantemente derrapagens orçamentais e ainda por cima o estado anuncia prémios de desempenho aos seus gestores! Que riqueza se cria assim??? Se as pessoas não sentirem as empresas como suas, o que fazem é governarem-se delas em vez de as governar. O caminho é dar lugar à iniciativa privada, incentivar a criatividade e o empreendedorismo. Como é que isto se faz? Fomentando esse empreendedorismo nas escolas desde cedo, criando condições fiscais atractivas ao investimento e por fim garantindo que a justiça funcione efectivamente, garantindo, tanto os direitos dos trabalhadores (de que a esquerda tanto fala) como os direitos dos empresários e das empresas. Gostava de deixar uma questão no ar: quem é que vai investir num País onde a cobrança de uma dívida demora anos a ser resolvida?
Alguém na plateia referiu que, no Parlamento, os partidos fazem propostas apenas no sentido de ganhar votos e não para resolver efectivamente os problemas do País. Em minha opinião isso acontece mas só com alguns partidos. Digam-me por exemplo, que proposta impopular (que afecte muita gente e não apenas meia dúzia) já apresentou o PCP e o BE. Outra pergunta: Acham que o CDS ganha votos ao propor portagens nas SCUT? Eu referi esse ponto e claro que os partidos mais à esquerda se manifestaram contra. Mas afinal qual é a diferença entre a existência ou não de portagens nas SCUT? As pessoas pensam que assim não pagam essas auto-estradas? Pagam! Pagam nos impostos, pagam nos congelamentos de salários, no aumento das penalizações das reformas… É porque não sai do bolso na hora que acham que não pagam??? A única diferença é que assim pagam todos e com portagens pagava quem usufrui e quando usufrui. O que será mais justo?
Para acabar quero referir que gostei de ver que a adesão dos alunos ao evento foi muito boa e espero que sejam promovidas mais iniciativas idênticas, futuramente.

Assistam ao debate “jovens e cidadania” em www.aegouveia.blogspot.com

1 comentário:

  1. Caro primo.... assim de repente, a respeito de propostas impopulares, lembro-me da proposta do BE para retirar os benefícios fiscais para os PPR!!
    Algo que o PM aproveitou para atacar o programa do BE nas últimas lesgislativas.

    Abraço

    ResponderEliminar